Reprodução
Quatro crianças foram encontradas na manhã da última quarta-feira (27) depois de passarem mais de 24 horas perdidas em uma área de floresta localizada a cerca de 40 km do município de Chupinguaia (RO). Três delas pertencem à etnia Aikanã e uma é não indígena, filho de um morador que vive há cerca de três anos na aldeia Rio do Ouro.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, o grupo saiu da aldeia por volta das 6h da manhã de terça-feira (26) acompanhado de um adulto que conhece a região. A caminhada se estendeu por aproximadamente 20 km, mas, em determinado momento, o homem retornou sozinho para a aldeia, deixando os adolescentes na mata. Sem experiência para se orientar, eles não conseguiram encontrar o caminho de volta.
Durante o tempo em que permaneceram na floresta, as crianças se alimentaram de frutos de jatobá e tiveram acesso a água. Relatos indicam que passaram frio durante a noite. A reserva em que ficaram perdidas se estende por diferentes municípios do sul do estado.
Os menores foram resgatados por indígenas da própria aldeia, que iniciaram as buscas logo após perceber a ausência do grupo. O resgate aconteceu por volta das 9h30 de quarta-feira, e, apesar do ocorrido, todos estavam em condições estáveis de saúde.
Portal SGC