Plantão de Polícia

Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas dentro da escola

Alícia Valentina foi agredida dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco


Imagem de Capa

Menina de 11 anos morre após ser espancada por colegas dentro da escola

Reprodução /Redes Sociais; Reprodução/TV Globo / Perfil Brasil

PUBLICIDADE

A menina que havia sido espancada por colegas da escola, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, na quarta-feira (3), teve morte cerebral confirmada na noite do domingo (7). A criança, que foi agredida pelos colegas dentro do banheiro da Escola Municipal Tia Zita, estava internada no Hospital da Restauração, no Recife.

Segundo familiares, ainda na quarta-feira, Alícia Valentina foi levada por funcionários da escola para o hospital, porque estava com um sangramento no nariz. Ela foi atendida e liberada. Em casa, o ouvido da menina sangrou, a família levou ela no posto de saúde, onde a criança foi atendida e mais uma vez liberada.

Chegando em casa, ela começou a vomitar sangue, e voltou para o hospital da cidade. De lá, teve uma transferência quase que imediata para o hospital de Salgueiro. Na quinta-feira, devido à gravidade do estado de saúde, ela foi transferida para o Hospital da Restauração.

A escola informou que "prestou todo o socorro necessário à estudante, além de conduzi-la ao hospital e garantir a devida assistência". A nota ainda afirma o Conselho Tutelar, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, estão presentes na instituição para acompanhar o caso e adotar as devidas providências.

Em nota, a prefeitura de Belém do São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que desde o primeiro momento em que foi informada da situação prestou total assistência aos envolvidos e às suas famílias, assegurando o acompanhamento necessário.

Segundo a prefeitura, o caso também conta com o apoio e acompanhamento da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, garantindo que todos os aspectos sociais, psicológicos e médicos sejam devidamente atendidos.

"Ressaltamos que o episódio está em processo de apuração para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis, de forma responsável e transparente".

A nota finaliza afirmando que "a gestão municipal reafirma seu compromisso com a proteção, o cuidado e o bem-estar dos estudantes da rede pública, não tolerando qualquer forma de violência".

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o caso segue sob investigação e que mais detalhes não podem ser divulgados por envolver menores de idade e para preservar o andamento das diligências.

A PCPE também havia relatado que a menina tinha 10 anos, mas a família corrigiu a informação e informou que a vítima tinha 11 anos de idade.

Ainda não há informações sobre o sepultamento de Alícia Valentina. O corpo da menina permanece no Recife e só será liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) na terça-feira (9).

A Secretaria de Educação do município se pronunciou por meio das redes sociais "manifestando profundo pesar pelo falecimento da estudante e destacou que, "neste momento de dor, se solidariza com familiares e amigos e deseja força e conforto para enfrentar essa perda irreparável".


g1

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia