Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
A Polícia Militar de Rondônia realizou a formatura da primeira turma do Curso de Operações de Fronteira, um treinamento especializado que qualifica policiais para atuar nos mais de 1.300 quilômetros de fronteira internacional do estado. A solenidade marcou a conclusão de uma capacitação de 546 horas-aula, da qual 32 profissionais, entre policiais militares, civis de Rondônia e integrantes de grupos de fronteira do Acre e Mato Grosso, receberam o certificado.
O intensivo treinamento incluiu instruções de sobrevivência na selva, atendimento de combate, técnicas de patrulhamento rural e operações fluviais. A especialização é um dos pré-requisitos para atuação no Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron). O objetivo da iniciativa é criar uma força altamente capacitada para aumentar a eficiência e a segurança do patrulhamento na região, considerada estratégica e porosa.
De acordo com o coronel PM Regis Braguin, Comandante-Geral da PMRO, a qualificação é um passo fundamental para estruturar uma atuação especializada na área de fronteira. A expectativa é que o patrulhamento se torne mais eficaz tanto para os policiais quanto para a população local.
A formatura institui formalmente uma qualificação específica para atuar na fronteira com a Bolívia e nas divisas com os estados vizinhos. A capacitação é vista como estratégica para integrar as ações de segurança na região Norte do país, fortalecendo o combate a crimes transfronteiriços.
Natália Figueiredo - Portal SGC