Plantão de Polícia

SGC TV: Operação em Rondônia reforça combate ao furto de energia

Prisões, mortes e tecnologias expõem riscos e desafios da prática


Imagem de Capa

Reprodução SGC

PUBLICIDADE

O combate ao furto de energia elétrica ganhou destaque em Rondônia na última semana após a prisão de oito pessoas em um único dia, seis delas em Porto Velho, durante a operação Restituir 3.0 da Polícia Militar. A prática, prevista como crime no artigo 155 do Código Penal, além de gerar prejuízos, expõe à morte quem tenta manipular a rede sem autorização.

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, a Energisa alerta que qualquer intervenção em instalações elétricas exige autorização da concessionária. "Muito perigoso, então a gente está sempre orientando os clientes que procurem a Energisa. A Energisa possui técnicos devidamente capacitados e treinados com os seus equipamentos de proteção individuais adequados em intervir na nossa rede. Então a população em hipótese alguma deve mexer ou intervir na rede sem autorização da Energisa", afirmou Daniel Andrade, gerente de Controle e Perda.

Casos recentes reforçam a gravidade do problema. Um homem de 64 anos morreu eletrocutado ao tentar desligar o disjuntor do padrão de energia de sua residência, após um curto-circuito na fiação. Em setembro, outro homem, de 50 anos, perdeu a vida ao encostar em fios de alta tensão no bairro Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho. Testemunhas relataram que ele ficou preso à rede até que equipes da Energisa desligassem o sistema para a retirada do corpo.

A concessionária mantém um Centro de Inteligência de Combate às Perdas, que atua em parceria com a Polícia Militar. "A Energisa possui o Centro de Inteligência de Combate às Perdas, que é através de um monitoramento, através de rastreio de consumo, que verifica a sequência de consumo, abertura de porta e demais sensores. Eles acionam tanto a PM quanto a Energisa para ir até o local e averiguar o caso", explicou Andrade.

A participação da comunidade é considerada essencial no enfrentamento ao furto de energia. "Pedimos sempre à população, sempre que encontrar pessoas mexendo em medidor, roubando cabos, ligar para a PM ou através do 0800 da Energisa", disse Andrade. Ele destacou ainda os resultados recentes: "A população pode participar pelo telefone 190 da PM. Inclusive, graças a essas denúncias, no ano de 2024 aconteceram 71 prisões. E agora em 2025, no levantamento até agosto, ocorreram 85 prisões".


Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia