O Governo de Rondônia realizou, nesta segunda-feira (13), a formatura de 51 novos sargentos da Polícia Militar, em cerimônia realizada na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), no município de Ji-Paraná. A solenidade marcou mais uma etapa do Curso de Formação de Sargentos 2025, que vai promover, ao todo, 255 profissionais em todo o estado.
As demais formaturas estão ocorrendo conforme o cronograma oficial, garantindo a promoção dos militares capacitados para reforçar a segurança pública e melhorar o atendimento à população rondoniense.
Durante a cerimônia, os formandos celebraram o momento como uma grande conquista pessoal e profissional.
Para o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, o investimento contínuo em capacitação, remuneração e estrutura das forças de segurança é um reflexo do compromisso do Estado com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.
"Todos esses 255 formandos representam aquilo que a nossa população espera: uma polícia mais preparada, mais próxima e mais eficiente", afirmou o governador.
"Além da valorização em si dos percentuais salariais, estamos investindo em estrutura, capacitação, equipamentos e condições de trabalho para fortalecer cada vez mais a segurança em Rondônia", completou.
Ainda segundo o governador: "Eles sairão daqui já totalmente preparados para contribuir com a segurança do nosso povo."
Investimento na segurança
Para a realização do Curso de Formação de Sargentos 2025, o Governo de Rondônia destinou um investimento superior a R$ 2,4 milhões, aplicados na aquisição de materiais didáticos e de instrução, bolsas de estudo, pagamento de diárias, além da remuneração de instrutores e técnicos auxiliares.
Iniciado em abril de 2025, o curso teve duração de sete meses e foi oferecido em formato presencial e a distância, com polos de ensino estruturados nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
A formação contemplou uma grade curricular robusta, voltada ao aperfeiçoamento técnico-profissional. Entre os conteúdos ministrados, estiveram: armamento, munição e tiro; técnicas policiais e de abordagem; operações policiais; instrumentos de menor potencial ofensivo; atendimento pré-hospitalar de combate e uso de sistemas informatizados, como o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Homenagem
A turma formada presta homenagem ao cabo PM Fábio Martins, falecido no início de 2024 e egresso do Curso de Formação de Soldados de 2010. Ao escolhê-lo como patrono, os formandos eternizam sua memória e reafirmam o reconhecimento à sua dedicação, profissionalismo e lealdade à corporação.
A iniciativa faz parte das ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), com foco na valorização profissional e na qualificação contínua do efetivo militar.
Leandro Pereira/Portal SGC