Plantão de Polícia

VÍDEO: ALERO é alvo de operação contra esquema de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro

Polícia Civil e Gaeco apuram esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo cargos comissionados


Imagem de Capa

Portal SGC

PUBLICIDADE

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação Ouro de Areia, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRO (Ministério Público de Rondônia). A ação é conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), unidade vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decco), e tem como foco o desmantelamento de um esquema de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro dentro da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO).

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, as investigações apontam que um servidor público liderava uma rede responsável por fraudes na nomeação de cargos comissionados. Os envolvidos eram designados formalmente como assessores parlamentares, mas não desempenhavam funções efetivas, permanecendo empregados em outros locais. Há indícios de que os valores salariais recebidos eram repartidos entre os integrantes do grupo, que também teriam utilizado empréstimos consignados para movimentar recursos ilícitos.

A Justiça determinou a prisão preventiva do principal investigado e autorizou buscas em oito endereços, incluindo dependências da Alero. Além disso, três servidores foram suspensos por 90 dias e estão proibidos de acessar repartições públicas ou manter contato com testemunhas. O nome da operação faz referência à ilusão de valor criada pelo esquema, assim como o "ouro de areia", as nomeações fraudulentas aparentavam legitimidade, mas encobriam o desvio de recursos públicos.


Portal SGC


Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia