VÍDEO: iate de três andares tomba em Santarém após sair
reprodução
O iate de três andares Igaraporanga, que partiu de Manaus, tombou repentinamente para o lado esquerdo em pleno Rio Tapajós, no oeste do Pará, nesta quarta-feira (5), assustando passageiros que estavam a bordo, em Santarém. A embarcação estava ancorada próximo à orla da cidade quando ocorreu o tombamento.
Um vídeo compartilhado nas rede sociais mostra a dimensão do barco inclinando. O Igaraporanga é conhecido por ser utilizado em viagens turísticas e particulares na rota movimentada entre Manaus e Santarém.
Em nota oficial, a Marinha do Brasil classificou o ocorrido como um "naufrágio parcial". A embarcação, que havia iniciado seu trajeto em Manaus, tinha como destino final a capital paraense, Belém.
"A embarcação iniciou o trajeto em Manaus (AM) e seguiria até Belém (PA). Não houve vítimas fatais ou feridos, nem foram observados indícios de poluição ambiental", informou a Marinha.
Para evitar que o iate afundasse completamente, uma ação rápida garantiu a segurança de todos. Os passageiros foram retirados em segurança e levados para terra. A tripulação agiu rapidamente, colocando boias na lateral da embarcação e as mangueiras e bombas de sucção foram utilizadas para escoar a água que havia entrado no iate após a inclinação.
Equipes da Capitania Fluvial de Santarém foram imediatamente deslocadas ao local. Os técnicos realizaram procedimentos de segurança, vistoriando a estrutura do iate e avaliando os riscos de vazamento de combustível e o estado de estabilidade do casco.
As causas e circunstâncias que levaram o Igaraporanga a inclinar e ter o naufrágio parcial serão apuradas em um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).