Foto: Divulgação/Energisa
Em duas operações realizadas na última quinta-feira (13), a Polícia Militar (PM) prendeu 11 pessoas por furto de energia elétrica em Porto Velho. As ações, que contaram com apoio da Energisa, ocorreram nos bairros Socialista e Embratel, onde a concessionária procedeu com o desligamento das ligações irregulares.
No bairro Socialista, cinco indivíduos foram detidos. As investigações apuraram que ligações clandestinas instaladas no local eram utilizadas para abastecer vários imóveis. De acordo com a PM, um dos pontos funcionava como uma distribuidora de bebidas e também era empregado para fins de tráfico de drogas e receptação de materiais furtados, como fios e cabos.
Já no bairro Embratel, seis pessoas foram flagradas em ação. Os policiais atenderam a uma denúncia e encontraram um homem realizando uma ligação direta de energia no poste, em frente a uma casa invadida na Rua Nicarágua. Os outros suspeitos foram identificados como auxiliares na realização do serviço irregular.
Os dados da PM mostram que o furto de energia é um crime recorrente no estado. Somente este ano, mais de 120 pessoas já foram presas em Rondônia pela prática, sendo 19 prisões apenas no mês de novembro.
A Energisa reforça que, além de configurar crime, o furto de energia coloca vidas em risco, pode causar acidentes fatais, provocar apagões e gerar prejuízos para toda a sociedade.
Denúncias sobre ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
Polícia Militar: 190
Central de atendimento 24h da Energisa: 0800 647 0120
WhatsApp Gisa: (69) 99358-9673
Portal SGC