Pela 1ª vez na história do exército, uma mulher comanda comboio pelos rios Amazonas e Madeira
Reprodução
Pela 1ª vez na história do exército, uma mulher comanda comboio pelos rios Amazonas e Madeira
Sargento Gois. A primeira mulher a comandar um comboio logístico fluvial que saiu de Manaus (AM) com destino a Porto Velho (RO). Nesse trajeto, a navegação desbrava os rios Amazonas e Madeira. A previsão é que o comboio chegue na capital rondoniense na próxima quarta-feira (26).
"Eu sou a primeira [mulher]. É um prazer pra mim, uma honra estar representando o segmento feminino e mostrar que a mulher pode estar em qualquer posição. [...] Nós somos capazes de desempenhar as funções de comando com maestria", disse antes da saída de Manaus.
Além disso, ela explicou que o rio Madeira é um rio cheio de pedras e perigoso. "Mas a gente, com certeza, vai cumprir missão", confirmou.
Sob o comando da 3º Sargento Gois, os militares vão percorrer mais de 1,2 mil quilômetros pelos rios Madeira e Amazonas. De acordo com o Exército Brasileiro, a atividade faz parte do Plano Geral de Transporte - Eixo Amazônico (PGT - Eixo Amazônico).
General Costa Neves elogiou a Sargento Gois e falou de sua competência e qualificação. "Mais uma demonstração de como o Exército Brasileiro se mantém atualizado, competente e eficaz nas suas tarefas", falou na partida da embarcação.
O comandante e Tenente Coronel Bittencourt também falou sobre a primeira mulher a comandar esse comboio. "Pra nós, é mais uma missão logística. Eu sei que causa esse impacto por ser uma mulher que está comandando, mas a Sargento Gois é uma militar, 3º Sargento, altamente qualificada, fez um curso, competente e fruto da competência profissional dela, ela angariou a confiança do comando para poder estar em condições de comandar esse comboio", explicou.
Loide Gonçalves/Portal SGC