'Barco das Artes' faz passeio pelo Rio Madeira neste sábado, 22, em Porto Velho
Reprodução/Renata Silva
Para os porto-velhenses e turistas da região, um passeio pelo Rio Madeira sempre foi um programa necessário. Afinal, as belezas do rio atreladas a culinária nortista e um pôr do sol traz paz e um momento de descontração. Neste sábado (22), o passeio pelas águas do Madeira estará ainda mais especial. O "Barco das Artes" carrega muita música, arte e cultura.
O Portal SGC mostra a programação do barco para este sábado, com saída às 17h (horário de Rondônia).
Cultura beradeira
O projeto cultural "Barco das Artes" foi idealizado pelo cantor e compositor Sandro Bacelar. Para enriquecer ainda mais o passeio, atrações culturais vão estar disponíveis para os que desejam fazer esse trajeto.
A programação conta com show de Sandro Bacelar com trio de músicos e exposição de artes plásticas de artista regional. Além disso, haverá declamação de poesias com Marcos Vinícius Danim.
Os "tripulantes" vão poder degustar um cardápio regional e beradeiro.
Patrimônio Cultural e Imaterial de Porto Velho
Toda essa programação vai acontecer em um barco que deve sair do Porto do Cai N'Água. O que torna o passeio mais especial é a vista e o pôr do sol do Rio Madeira. Em janeiro deste ano, o "passeio de barco pelo Rio Madeira" foi instituído como Patrimônio Cultural e Imaterial de Porto Velho.
A justificativa através do documento publicado no Diário Oficial é o valor histórico e cultural do passeio.
Historicamente, o Madeira foi um dos fatores decisivos para a ocupação na cidade. Através disso, também foi fundamental para a criação do que hoje chamamos de Estado de Rondônia. O nome veio de uma característica encontrada pelos navegantes: a quantidade de troncos de árvores em suas águas.
Mas, para o meio ambiente, a importância do Rio Madeira é por ele abrigar 40% de todas as espécies de peixes da bacia amazônica, ou seja, mais de 1,2 mil. Além disso, todos os rios de Rondônia deságuam no Madeira.
Informações sobre o passeio
O passeio terá duração de duas horas. Embora o barco comporte 130 pessoas, para o conforto dos interessados em viver esse momento, 80 ingressos estão disponíveis. O trajeto será do porto até a comunidade do Belmont. O barco vai retornar pela margem direita do rio e seguir nas proximidades da usina hidrelétrica.
Neste ponto, o barco vai navegar em círculos para que possa ser apreciada a beleza do pôr do sol.
Loide Gonçalves/Portal SGC