Rondônia

Moradores da Vila Nova de Teotônio receberam capacitação especial por meio da SEMDESTUR

Uma das participantes que conversou diretamente com o grupo SGC foi Marinalva, que mora há 43 anos na Vila


Imagem de Capa

Moradores da Vila Nova de Teotônio receberam capacitação especial por meio da SEMDESTUR

REPRODUÇÃO: JORNALISMOSGC

PUBLICIDADE

Uma capacitação especial por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) foi levada para os moradores da Vila Nova de Teotônio. Cerca de três oficinas gratuitas foram realizadas na comunidade com objetivo de qualificar os empreendedores que atuam no comércio local e que frequentemente recebem visitantes durante o final de semana.

Uma das participantes que conversou diretamente com a reportagem do grupo SGC foi Marinalva, que mora há 43 anos na vila e além de lidar com a rotina de casa, auxilia o marido em duas funções, na pesca e no plantio "Aqui a gente acorda bem cedo, de madrugada. Meu marido é pescador e acorda cedo para tomar um cafezinho e ir para o rio, as vezes eu vou com ele, ultimamente não por que como a gente tem plantação eu fico para aguar as plantas e a gente reveza".

Ela conta que também divide seu dia com a função de cozinheira. "Nos cortamos tudo por que tudo é fresco, feito na hora. A gente vai cortar as verduras, aí faz baião, faz arroz, macarrão, pirão, ajeita os peixes, e espera o povo chegar para ir pedindo. Questão de 10h30min já está tudo pronto, a gente começa a servir a partir das 11h30min. Mas se chegar um pouco antes a gente serve também" ressalta.



De acordo com Glayce Bezerra, secretária da Semdestur, na região o turismo tem aumentado a cada dia mais. "Aqui é um polo turístico, dentro do nosso circuito gastronômico. E com a redução em 12 quilômetros no acesso da BR-364 até a comunidade, o fluxo de visitantes tem aumentado e isso exige um preparo cada vez maior dos empreendedores, para atender ao crescente número de pessoas que se deslocam até aqui, especialmente aos finais de semana", explicou a secretária.


PROCEM

O projeto foi lançado em agosto de 2022, o Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), gerenciado pela Semdestur, é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Procem oferece oficinas com a finalidade de promover o empreendedorismo.

Entre os temas das oficinas estão: como se tornar microempreendedor individual (MEI), formação de preço e marketing digital, colocando em pauta questões relacionadas ao mundo dos negócios, desafios, inovação, estratégias e visibilidade, com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras no público presente.

Cerca de 60 micro e pequenos empreendedores participaram da 1ª etapa do Procem 2023, com a oficina de controle financeiro. Nesta 2ª etapa, somente na Vila Teotônio foram 26 inscritos. O projeto foi lançado em agosto de 2022, o Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), gerenciado pela Semdestur, é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Procem oferece oficinas com a finalidade de promover o empreendedorismo. Entre os temas das oficinas estão: como se tornar microempreendedor individual (MEI), formação de preço e marketing digital, colocando em pauta questões relacionadas ao

Nátally Missias - SGC


Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia