Rondônia

Vilhena promove ação para eliminar a fila de cirurgias oftalmológicas neste mês

No total, 600 cirurgias vão ser disponibilizadas. Ação acontece entre os dias 22 e 26 de agosto.


Imagem de Capa

Vilhena promove ação para eliminar a fila de cirurgias oftalmológicas neste mês

Divulgação/Prefeitura de Vilhena

PUBLICIDADE

Uma ação voltada para a saúde ocular da população de Vilhena (RO) vai acontecer neste mês de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que a data da ação será entre os dias 22 e 26 de agosto.

Segundo a prefeitura, o objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas. Veja quais serão as cirurgias disponibilizadas.

  • 400 cirurgias serão destinadas a pacientes com catarata;
  • 200 para tratar pterígio.

Ou seja, no total, 600 cirurgias vão acontecer na ação.

A iniciativa surge como uma resposta à demanda reprimida de pacientes que aguardam há mais de quatro anos por procedimentos oftalmológicos. Atualmente, segundo a Central de Regulação, 120 pessoas estão na fila de espera através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o que totaliza 480 vagas disponíveis para serem preenchidas.

Para garantir a participação na ação, as pessoas interessadas em realizar os procedimentos devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a regularização do pedido médico. Caso o paciente não possua um pedido médico atualizado, é necessário solicitar uma avaliação ao clínico geral da UBS. Após esse processo, o agendamento da cirurgia será realizado através da regulação.

A cirurgia de catarata e a correção do pterígio são procedimentos essenciais para a saúde ocular e podem ter um impacto positivo na visão e no bem-estar dos pacientes beneficiados.

Dúvidas

Em caso de dúvidas ou mais informações e esclarecimentos sobre os procedimentos, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) através do telefone ou WhatsApp, no número (69) 3322-2945.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia