MPC-RO emite parecer sobre terceirização da saúde em Vilhena, RO
Reprodução
O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) emitiu parecer sobre a terceirização da saúde em Vilhena (RO). O processo está em tramitação junto ao Tribunal de Contas (TCE-RO), referente a um contrato já em andamento entre a Prefeitura de Vilhena e a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.
No parecer, foram apontadas possíveis irregularidades na contratação, incluindo a suposta burla à exigência constitucional de concurso público e aos limites legais de gastos com pessoal, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, o MPC ratificou as ocorrências identificadas durante uma inspeção especial realizada no local, por determinação do Tribunal de Contas.
O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) formulou uma representação sobre essas supostas irregularidades relativas à terceirização da saúde em Vilhena, o que motivou o parecer do MPC.
O parecer sugere algumas diretrizes e medidas que o município deve comprovar para justificar a terceirização dos serviços de saúde:
O MPC-RO enfatiza que o cumprimento dessas medidas pode demonstrar que a terceirização das estruturas públicas de saúde resultará de uma decisão estratégica, visando proporcionar mais e melhores ações e serviços de saúde à população.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC