Dia dos Povos Indígenas: Funai diz que é necessário reconhecer a importância dos povos originários no Brasil
Reprodução/Daiane Mendonça/Governo de Rondônia
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado em 9 de agosto. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994. O objetivo da data vai além de celebrar, mas também de preservar e garantir os direitos dos povos originários previstos na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
A conscientização sobre a inclusão e reconhecimento das tradições também são alguns dos objetivos.
Segundo a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana a data ressalta a "necessidade de toda a sociedade brasileira reconhecer a importância dos povos originários e de conhecer mais sobre essa cultura tão rica e importante".
Além disso, ela destaca que esta data reconhece a resistência e a luta pelos direitos dos povos originários.
De acordo com o Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,6 milhões de indígenas vivem no Brasil. Já em Rondônia, 21.153 pessoas são indígenas, o que representa 1,34% do total.
Todas as 52 cidades de Rondônia registraram presença da população indígena. Mesmo assim, cinco municípios concentram a maior parte das pessoas indígenas do estado. Veja abaixo.
O IBGE também apontou que 69,1% dos indígenas vivem fora de Terras Indígenas em Rondônia. Esses números apontam uma população indígena grande no estado e que carece de políticas públicas e cumprimentos dos próprios direitos.
Os povos indígenas no Brasil passaram a serem mapeados pelo IBGE a pouco mais de três décadas. O Instituto usa como base a autodeclaração no quesito "cor ou raça". Somente no último Censo, o IBGE ampliou a metodologia. Agora a pesquisa conta com a participação das lideranças das comunidades no processo de coleta de dados.
Dessa maneira, outras localidades indígenas podem ser quantificadas, mesmo que não estejam presentes em terras oficialmente delimitadas.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Loide Gonçalves/Portal SGC