Rondônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 21 DE AGOSTO!


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1935 - Inaugurado o quartel da 3ª Companhia de Fronteira, em Porto Velho.

1947 - O governador Joaquim Rondon solicitou à Fundação Sesp um estudo para a implantação de água encanada em Porto Velho.

1955 - O general Décio Escobar, comandante da 8ª Região Militar (Belém), inicia inspeção aos contingentes do EB em Porto Velho e Guajará-Mirim.

1972 - Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia (Ji-Paraná). 

1982 - Começa a campanha para o 1º pleito estadual que elegerá vereadores, deputados federais e estaduais, três senadores e prefeitos, com três partidos na liça: PMDB, PDS e PT.

1987 - Oficiais da 17ª BIS vão inspecionar as localidades rondonienses de Califórnia/Extrema, invadida pelo Acre, mas sem previsão de intervenção de tropas federais.

COMEMORA-SE

Início da Semana Nacional da Criança Excepcional (Dec 54.188 de 24.8.1964) .Dia Nacional da Habitação (BR). Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo.

Católicos celebram São Pio X, o "Papa da Eucaristia" 

BRASIL

1853 - Morte de Maria Quitéria de Jesus Medeiros (n. 1792 anos), heroína da Guerra da Independência. 1898 — Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama. 1989 — Morre Raul Seixas (n. 1945), poeta e músico.

MUNDO  

1898 - William Seward Burroughs I (EUA) patenteia a primeira máquina de somar. 1911 - A Mona Lisa é roubada por Vincenzo Perugia, funcionário do Museu do Louvre, e recuperada 2 anos depois. 1940 — Assassinado a mando de Stalin, Leon Trotsky (n. 1879), revolucionário russo.

FOTO DO DIA


A 3ª CIA DE FRONTEIRA

Implantada em 1932, a 3ª Companhia de Fronteira ganhou uma sede na mesmo local mesma área onde até há pouco era o quartel da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, mas com a entrada por um portal, ainda existente, na Rua José Bonifácio (PVh).

Três anos depois, em 1935, a sede, construída pelo engenheiro Francisco Alves Erse, foi inaugurada no Dia do Soldado, tendo a Bandeira nacional hasteada pelo capitão Aluízio Ferreira, inspetor dos Contingentes Especiais da Fronteira Madeira-Mamoré (além de Porto Velho havia grupamentos em Guajará-Mirim e Forte Príncipe).

Eram auxiliares do comandante os tenentes Sotero Tapajós Bentes e Ernesto Montenegro Filho. A sede da 3ª Cia tinha salas de comando, reservas, arrecadação, corpo da guarda, alojamento dos praças. O prédio foi ampliado e as instalações melhoradas, quando a 3ª Cia foi comandada pelo capitão Antonio Ferreira Nobre (*).

Em 1940 um ilustre visitante, o presidente Getúlio Vargas esteve no prédio, durante sua visita a Porto Velho (Foto da visita).

(*)"Achegas para a História de Porto Velho" (Antonio Cantanhede) 

E coluna "Do Fundo do Baú", do jornalista Anízio Goraieb.

Lúcio Albuquerque

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia