Quase 1,5 mil focos de incêndio foram registrados em setembro no estado de Rondônia
Reprodução/Daniel Beltrá/Greenpeace
Em Rondônia, a primeira quinzena de setembro já alarmam com quase 1.500 focos de incêndio registrados, aproximando-se rapidamente do total acumulado no mês anterior, agosto. É o que aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Setembro é historicamente um dos meses mais críticos para incêndios em Rondônia e os especialistas alertam para um aumento nos focos, devido ao clima mais seco e à vulnerabilidade das regiões a esse tipo de desastre.
Os dados atuais do INPE revelam que, no total, foram registrados 1.459 focos focos de incêndio em setembro, o que representa uma diferença de apenas 15% em relação ao total de 1.715 focos detectados em agosto.
O monitoramento diário aponta que em 5 de setembro, houve um pico com a detecção de 679 focos, marcando o dia mais crítico até agora neste mês. Em segundo lugar, o dia 3 registrou 157 focos, seguido pelo dia 7, com 116.
De acordo com os dados do INPE, em 2001, o estado teve o total de 1.929 focos no mês de setembro, sendo o menor registrado.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC