Rondônia

Defesa Civil fala sobre decreto de situação de emergência no Rio Madeira

"Decreto de emergência é lançado para o pior cenário", disse o Gerente Operacional da Defesa Civil Municipal


Imagem de Capa

Rio Madeira em Porto Velho (RO)

Foto: Nurian Lavareda/RedeTV!/SGC

PUBLICIDADE

Na última semana a Prefeitura de Porto Velho (RO), decretou situação de emergência devido à seca extrema do rio Madeira. Após as águas do Madeira atingirem o menor nível histórico, as comunidades ribeirinhas do Médio e Baixo-Madeira sofreram com o desabastecimento de água potável, alimentos, remédios e outros serviços básicos.

Nesta segunda-feira (24), o Gerente Operacional da Defesa Civil Municipal falou para o Grupo SGC sobre a atual situação do rio, em entrevista coletiva.

"A situação atual do rio Madeira é crítica, uma escassez de água com um forte verão amazônico. A Defesa Civil vem monitorando e já tem um planejamento para atender as famílias no Médio e Baixo Madeira", disse Anderson Luiz.

O trabalho de acompanhamento das famílias ocorre por via terrestre na região do Médio-Madeira. Já na região do Baixo-Madeira o acesso é realizado por via fluvial. Além disso, as famílias foram registradas e mapeadas para receberem auxílio como o abastecimento de água.

"O decreto de emergência é lançado para o pior cenário, então quando se decreta emergência o Ministério da Defesa e Defesa Civil Nacional são notificados pela Defesa Civil Municipal para receber auxílios, com ajuda de insumos para as comunidades que estão afetadas no verão amazônico", explicou.

O Gerente Operacional da Defesa Civil Municipal disse que nos próximos dias essas famílias vão receber água potável e hipoclorito de sódio para purificar a água para consumo.

Pontos críticos

A seca que afeta a região em 2023 já é considerada a mais severa em Porto Velho em 56 anos. Há aproximadamente um ano, o Rio Madeira atingiu um mínimo histórico de 1,44 metro, o menor nível em 17 anos. No entanto, essa marca foi superada, chegando a 1,10 metro.

Conforme a Defesa Civil, em Porto Velho a navegação noturna segue proibida. Além disso, foram registrados mais de 40 pontos críticos entre a estação de Porto Velho ao Distrito de Nazaré. Nesses pontos há vários bancos de areia e pedras.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS


Redação - Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia