Rondônia

População indígenda de Rondônia apresenta idade mediana inferior à média nacional, revela IBGE

IBGE divulga dados sobre idade, sexo e distribuição populacional desses grupos no estado.


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022,  que destaca informações sobre as populações indígenas e quilombolas em Rondônia.

A idade mediana dos indígenas rondonienses, revela o censo, é notavelmente menor em comparação com a média da população em geral. Enquanto a idade mediana do estado é de 32 anos, entre os indígenas é de 23 anos. Para os quilombolas, a idade mediana é ligeiramente mais alta, atingindo 33 anos. A idade mediana representa o ponto onde metade da população tem essa idade ou menos, e a outra metade é mais velha.

A pesquisa detalha que, em 2022, entre os 21 mil indígenas em Rondônia, 55 tinham mais de 90 anos, sendo que dez deles já haviam ultrapassado o marco dos cem anos. Os centenários estavam distribuídos em diferentes municípios, incluindo Candeias do Jamari, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Porto Velho e Vilhena. Além disso, foram identificados nove quilombolas com mais de 90 anos, sendo um deles com mais de cem anos, residindo no município de Costa Marques.

Comparando com a população brasileira, os indígenas e quilombolas apresentam idades medianas inferiores. A idade mediana do Brasil é de 35 anos; entre os indígenas é de 21 anos e entre os quilombolas é de 31 anos. Analisando as Unidades Federativas (UFs), verifica-se uma variação significativa, com os indígenas do Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Sergipe e Bahia apresentando as maiores idades medianas, enquanto as menores estão no Acre, Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Amapá.

Outro ponto destacado é a predominância masculina entre os indígenas e quilombolas, ao contrário da população total. Em Rondônia, 50,6% dos indígenas e 50,4% dos quilombolas são homens, enquanto 49,4% da população indígena e 49,6% da população quilombola são mulheres. Esses dados oferecem uma visão abrangente do perfil demográfico desses grupos no estado.

Natália Figueiredo - Portal SGC

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia