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O Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (Dalv) do Campus UNIR de Porto Velho recebeu a nota máxima de 5 na Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para o curso de Letras-Português. A visita in loco foi realizada por dois avaliadores do MEC entre os dias 25 e 27 de setembro. Cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se destacaram nas recentes avaliações de Renovação de Reconhecimento de Curso, aumentando suas notas ou mantendo bons conceitos. Além do curso de Letras-Português, os cursos de Letras-Espanhol do Campus de Porto Velho, Física do Campus de Ji-Paraná e Pedagogia do Campus de Rolim de Moura receberam conceito 4, enquanto o curso de Pedagogia do Campus de Vilhena manteve o conceito 3.
As avaliações são realizadas presencialmente ou virtualmente e consideram critérios como a estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e qualificação do corpo docente. A nota máxima de 5 indica que o curso atende a todos os critérios de excelência estabelecidos pelo MEC. O curso de Física do Campus UNIR de Ji-Paraná, que ampliou sua nota para 4, foi elogiado pelo coordenador, professor Quesle Martins. "Com a nota conquistada, nosso objetivo principal foi alcançado. Estamos comprometidos em atender de forma uniforme e eficiente às demandas da região Norte, apresentando um curso com qualidade equivalente às melhores universidades do país", afirmou.
Letras-Português Recebe Nota Máxima
O curso de Letras-Português, oferecido pelo Dalv, é fundamental para a formação de professores e pesquisadores de Língua Portuguesa e suas literaturas, atendendo à educação básica nos ensinos fundamental e médio. De acordo com a professora Geane Klein, chefe do Dalv, a nota máxima é uma conquista significativa que reflete o comprometimento de docentes, discentes e técnicos com a excelência acadêmica.
"Muitas vezes, não percebemos a força que temos. Essa avaliação nos permite enxergar nossas capacidades e alçar novas conquistas. Não apenas nos agracia com a nota máxima, mas também nos inspira a buscar melhorias para o futuro, reafirmando nosso compromisso com a formação de professores de qualidade, mesmo diante dos desafios da única universidade pública e gratuita do estado de Rondônia", destacou a professora Geane.
Sobre os Conceitos de Avaliação
O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no Brasil. Sua nota é calculada com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de outros fatores como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos após avaliação presencial realizada pelos avaliadores designados pelo MEC, refletindo a qualidade e os padrões educacionais da instituição.
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