Rondônia

Governo de RO distribui água potável para comunidades indígenas de Guajará-Mirim

As comunidades beneficiadas em Guajará-Mirim incluem Rio Negro, Ocaia, Ocaia 3, Castanheira, Pantirop, Comi Wa Wau, Palhal e Piranha


Imagem de Capa

Fotos: Marcos Mendes

PUBLICIDADE

Como parte das medidas de enfrentamento à crise hídrica no estado, o governo de Rondônia realizará, neste fim de semana, a distribuição de água potável para 200 famílias de oito comunidades indígenas da Reserva de Rio Negro Ocaia, localizada na região de Guajará-Mirim. Serão entregues, ao todo, 923 fardos de água, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em colaboração com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Além disso, outros 840 fardos de água estão sendo encaminhados para 42 famílias da Linha Josué Nogueira, no município de Espigão do Oeste, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As comunidades beneficiadas em Guajará-Mirim incluem Rio Negro, Ocaia, Ocaia 3, Castanheira, Pantirop, Comi Wa Wau, Palhal e Piranha, que se encontram isoladas em decorrência da seca que afeta os rios na reserva. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que, para mitigar essa situação, o governo estadual adotou diversas medidas, como a distribuição de água e cestas básicas, visando apoiar as famílias afetadas.

A secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que a água distribuída é fundamental não apenas para saciar a sede, mas também para o processo de limpeza, higienização e preparo de alimentos. "É de suma importância garantir o acesso à água potável a essas famílias que estão isoladas e dependem do rio para seu sustento e sobrevivência", ressaltou.


Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia