Rondônia

Ji-Paraná celebra 47 anos de emancipação política como um dos pilares do desenvolvimento de Rondônia

Ao celebrar seus 47 anos, a cidade, que começou como um pequeno povoado, hoje se destaca como um centro dinâmico e promissor


Imagem de Capa

divulgação

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, Ji-Paraná, conhecida como o coração de Rondônia, comemora 47 anos de emancipação política. Ao longo de sua história, o município consolidou-se como um dos mais promissores do estado, destacando-se por sua capacidade de atrair investimentos e gerar empregos em setores variados como agronegócio, comércio e tecnologia.

Ao longo dos anos, o município registrou um aumento significativo na geração de empregos, com destaque para as indústrias e o comércio local. "Ji-Paraná sempre foi um município promissor", disse Liomar Carvalho, presidente da ACIJIP - Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná.

A cidade conta com mais de 14 mil empresas, que abrangem diversos segmentos. Entre as grandes empresas, destaca-se a Eucatur - Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo, uma companhia de transporte rodoviário, coletivo urbano, cargas e táxi-aéreo, fundada em 1964 por Assis Gurgacz, no município paranaense de Cascavel. "Eu tinha interesse em crescer. Procurei um novo horizonte", citou Assis Gurgacz, fundador do grupo Eucatur e um dos pioneiros de Ji-Paraná.

Assis Gurgacz é, sem dúvida, um nome que se confunde com a história de Ji-Paraná e Rondônia. Pioneiro no estado, o empresário e ex-senador tem suas raízes em Cruz Machado, no Paraná, mas foi no solo ji-paranaense que consolidou sua trajetória, acompanhando de perto o desenvolvimento da cidade. "Agradeço àqueles pioneiros que, junto comigo, foram pra lá", parabenizou.

Além do setor empresarial, Ji-Paraná também se destaca com dois grandes eventos anuais que impulsionam sua economia: a Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que caminha para sua 12ª edição em 2025, e a Expojipa, uma das maiores feiras agropecuárias da região norte, já na sua 44ª edição.

Ao olhar para o futuro, as expectativas para Ji-Paraná são promissoras. Com projetos de modernização da infraestrutura, como as obras de duplicação da BR-364 e a expansão de áreas industriais, a cidade se prepara para novos ciclos de crescimento.

Apaixonado por Ji-Paraná, em entrevista à Rede TV, o ex-senador Acir Gurgacz destacou as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município. Acir, que já foi prefeito da cidade, lembrou de investimentos considerados "obras estruturantes", como a duplicação da BR-364, com a construção de mais dois viadutos, a duplicação da Avenida Clóvis Arraes e da Rua 6 de Maio, e a pavimentação da Linha Itapirema. "É uma combinação perfeita: a qualidade das obras com as pessoas que moram na cidade de Ji-Paraná. São as pessoas que fazem a cidade."

Ao celebrar seus 47 anos, a cidade, que começou como um pequeno povoado, hoje se destaca como um centro dinâmico e promissor, onde passado e futuro se encontram para construir uma história de sucesso.

A determinação de grandes pioneiros, como o empresário Assis Gurgacz, em desbravar o território rondoniense, mesmo diante de adversidades, marcou o início de uma história de superação e empreendedorismo que contribuiu para o progresso da região.


Leandro Pereira - Portal SGC



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia