Rondônia

Vídeo: Ataques criminosos se intensificam em Rondônia apesar do reforço da Força Nacional

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os ataques resultaram em 26 ônibus incendiados desde segunda-feira (13)


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A onda de ataques criminosos em Rondônia se agravou, mesmo após o envio de agentes da Força Nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Durante a madrugada desta quarta-feira (15), pelo menos 13 ônibus escolares foram incendiados nos distritos de Jaci-Paraná e União Bandeirantes, em Porto Velho. Outros seis veículos de uma empresa privada foram destruídos no bairro Aeroclube, na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os ataques resultaram em 26 ônibus incendiados desde segunda-feira (13). Os principais casos registrados incluem:

Na segunda-feira (13):

• 3 ônibus do transporte coletivo (2 em Porto Velho e 1 em Candeias do Jamari).

• 1 ônibus particular em Porto Velho.

• 1 ônibus escolar em Itapuã do Oeste.

• 1 ônibus de empresa privada em Mirante da Serra.

Entre terça e quarta-feira (14):

• 5 ônibus no distrito de Jaci-Paraná.

• 8 ônibus no distrito de União Bandeirantes.

• 6 veículos de empresa privada em Porto Velho.

No interior do estado, veículos também foram incendiados em Ariquemes e Alto Paraíso, incluindo um ônibus e caminhões. A polícia ainda investiga se esses ataques têm ligação com os atos criminosos na capital.

Motivação dos Ataques

Segundo a Polícia Militar, os ataques são retaliações às operações realizadas na segunda-feira (13) no residencial Orgulho do Madeira, localizado na zona leste de Porto Velho. A região, dominada por facções criminosas, abriga cerca de 15 mil pessoas.

As operações foram intensificadas após o assassinato do cabo da PM, Fábio Martins, morto com seis tiros na cabeça no domingo (12). A polícia acredita que o crime foi uma represália às ações policiais, que também incluem a tentativa de explodir um totem de segurança no local.

Suspensão do Transporte Público

Desde segunda-feira (13), as linhas de transporte público foram suspensas devido aos ataques. A Companhia de Ônibus Municipal chegou a anunciar o retorno da frota para esta quarta-feira (15), mas recuou diante dos novos incidentes.

Reforço da Força Nacional

Na terça-feira (14), o governo de Rondônia solicitou apoio adicional da Força Nacional. Cerca de 60 agentes já estão atuando, e outros devem chegar nos próximos dias. Ainda não há uma data definida para a conclusão do envio do reforço.

Cronologia dos fatos 

Nos últimos meses, diversas operações foram realizadas no Orgulho do Madeira, área dominada pela facção Comando Vermelho. Durante uma dessas ações, um dos líderes da facção foi morto. Após o assassinato do cabo da PM, a polícia lançou uma nova megaoperação no residencial na segunda-feira (13), resultando em prisões e na morte de um suspeito em confronto. Os ataques aos ônibus começaram logo após a ação policial.

Veja vídeo: 

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia