SGC TV: Tatiane Sousa destaca importância do Janeiro Branco e o papel da enfermagem na saúde mental
Portal SGC
Tatiane Sousa de Oliveira, enfermeira e mestre em Saúde Mental e Saúde da Família, esteve na manhã desta terça-feira (21), no programa Fala Rondônia para falar sobre o Janeiro Branco, uma campanha voltada à conscientização e reflexão sobre a saúde mental.
Durante a entrevista, Tatiane destacou a simbologia do mês de janeiro como um "recomeço", representado pela ideia de uma página em branco. Para ela, a campanha busca promover atividades educativas que ajudem a sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental. "Saúde mental não é um problema, nem uma pauta de exclusão. É uma parte essencial do bem-estar, que precisa ser discutida e cuidada", afirmou.
A enfermeira ressaltou que saúde mental não deve ser confundida com doença. Segundo ela, é necessário diferenciar entre pessoas com saúde mental, indivíduos em sofrimento mental e aqueles que possuem transtornos mentais, como depressão e esquizofrenia. "A campanha busca prevenir os principais transtornos mentais, promovendo o cuidado e a reflexão", explicou.
Tatiane também destacou o papel fundamental da enfermagem no contexto do Janeiro Branco. Segundo ela, os profissionais de enfermagem estão presentes em diversos espaços de cuidado, especialmente na atenção primária à saúde, conhecida como unidades básicas ou postos de saúde. "O enfermeiro tem um papel primordial no acompanhamento contínuo dos usuários, seja por meio de visitas domiciliares, consultas de enfermagem ou no ambiente hospitalar, onde podem ouvir e atender as necessidades dos pacientes", apontou.
Ela lembrou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a saúde mental como uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2020, chamando atenção para o fato de que milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam algum tipo de sofrimento mental.
A participação de Tatiane Sousa reforçou a importância do diálogo e das ações voltadas à promoção da saúde mental, especialmente neste período em que a campanha Janeiro Branco ganha visibilidade.
Confira a entrevista:
Portal SGC