O segundo episódio do podcast Põe na Bancada, apresentado por Roberto Sobrinho e Célio Lopes, traz à tona a realidade vivida por motoboys e entregadores por aplicativo, especialmente durante o período da pandemia da Covid-19. Intitulado "A vida do motoboy importa", o episódio especial homenageia os chamados "Anjos da Pandemia" e denuncia a invisibilidade da categoria nas políticas públicas.
Participam do episódio os dirigentes da Associação dos Entregadores por Aplicativo de Rondônia (AMOCIR), Wagner Eufrázio e Daivison, que relatam os desafios enfrentados diariamente por quem vive das entregas. Um dos momentos mais marcantes é o relato de Wagner, que sofreu um grave acidente de trânsito enquanto trabalhava. Ao acionar a empresa para informar o ocorrido, a resposta que recebeu foi chocante:
"Eu estava no chão, ferido, esperando socorro. Quando consegui ligar para informar o ocorrido, a primeira pergunta que me fizeram não foi se eu estava bem, mas se a mercadoria tinha sido entregue", contou Wagner.
O caso evidencia a precarização enfrentada por esses trabalhadores, que continuam sem reconhecimento de seus direitos, mesmo quando atuam em serviço. Acidentes não são tratados como acidentes de trabalho e, muitas vezes, os entregadores ficam desamparados.
Durante a pandemia, enquanto diversos profissionais foram exaltados, os entregadores se mantiveram nas ruas garantindo o abastecimento de milhares de famílias — enfrentando o risco de contaminação, o trânsito e a falta de suporte. Em Porto Velho, estima-se que mais de 2 mil entregadores atuem por meio de aplicativos como iFood, Rappi, 99Food e Uber Eats. Além disso, cerca de 400 trabalham como autônomos ou vinculados a empresas locais como Juma, Coyote, PVH Entregas e Speed.
Mesmo considerados essenciais, os motoboys continuam à margem da legislação trabalhista, sem acesso a direitos previdenciários, proteção mínima ou infraestrutura adequada.
Entre as principais reivindicações da categoria em nível nacional estão:
Como alternativa, a AMOCIR lançou o aplicativo Rondônia Express, com a proposta de valorizar os profissionais, garantir melhores condições de trabalho e fortalecer a relação entre entregadores e empresas locais.
O episódio também critica o projeto de lei apresentado pela Prefeitura de Porto Velho, por não contemplar as reais demandas da categoria, além de destacar o tratamento desrespeitoso que os entregadores receberam em pontos como o Porto Velho Shopping, onde foram alocados próximos a áreas de descarte de lixo, sem estrutura adequada.
O Podcast Põe na Bancada se propõe a dar visibilidade a temas sociais relevantes e oferecer voz a trabalhadores frequentemente ignorados pelo poder público. Um trecho da entrevista com Wagner viralizou nas redes sociais, levantando uma reflexão importante:
A vida do motoboy importa ou a entrega vale mais do que o entregador?
O episódio completo está disponível nas principais plataformas de áudio e no canal oficial do YouTube. A participação do público também é incentivada por meio de uma enquete no Instagram oficial do projeto.
Assista aqui: #02 Põe na Bancada - Wagner Eufrázio e Daivison (Motoboys)
Portal SGC