Rondônia

APAE de Ji-Paraná realiza Curso ABACADA com foco em alfabetização inclusiva

O Método ABACADA é uma técnica de alfabetização que utiliza sons e imagens para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Nos dias 14 e 15 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná promoveu o Curso ABACADA — um método inovador voltado para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. A formação aconteceu no auditório do SESC Clementina, no Bairro Jorge Teixeira, no 2º distrito da cidade.

O curso foi ministrado pela professora Cláudia Mara da Silva, de Curitiba (PR), idealizadora do método ABACADA. A iniciativa contou com o apoio da FEAPAES, da CrediSIS JiCRED e do SESC Clementina. As vagas foram limitadas, devido à proposta de um ambiente mais próximo e participativo.

O presidente da APAE de Ji-Paraná, Dr. Edson Eleotti, explicou que a ideia do curso surgiu a partir de um desafio lançado pela própria instituição, em busca de novas alternativas para a alfabetização de alunos com deficiência. A proposta rapidamente ganhou força, recebendo apoio da Federação das APAES de Rondônia (Feapaes-RO).

Segundo Eleotti, a importância da capacitação está diretamente ligada à necessidade de qualificar os profissionais que atuam nas APAES, para acolher e incluir de maneira eficaz crianças atípicas e suas famílias, promovendo uma verdadeira inclusão social por meio da educação.

O Método ABACADA é uma técnica de alfabetização que utiliza sons e imagens para facilitar o aprendizado da leitura e da escrita. Baseado em princípios da neurociência e da psicopedagogia, o método busca desenvolver as habilidades cognitivas das crianças de forma lúdica e eficaz. Cláudia Mara destaca que o ABACADA tem apresentado excelentes resultados com crianças com deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras dificuldades de aprendizagem.

Reconhecido por educadores e instituições voltadas à educação especial, o método tem se consolidado como uma ferramenta valiosa na promoção da inclusão e no fortalecimento das práticas pedagógicas nas APAES de todo o país.


Leandro Pereira/Portal SGC



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia