Fotos: Leandro Morais
Com foco na modernização do sistema de transporte coletivo, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) anunciou a substituição do atual modelo de bilhetagem eletrônica do COM Card por um sistema de bilhetagem digital. A iniciativa visa oferecer novos meios de pagamento, ampliar a segurança para os usuários e facilitar o acesso às recargas de créditos.
De acordo com a Semtran, o novo sistema contará com equipamentos e softwares mais modernos, permitindo que os usuários realizem recargas por diversas formas de pagamento, incluindo o Pix. O novo modelo, denominado Sistema ABT (Account-Based Ticketing), trará ainda mais agilidade e flexibilidade para quem utiliza o transporte público na capital.
Segundo a diretora de Transportes da Semtran, Adriana Rosa de Souza, o cronograma de implementação tem duração prevista de 90 dias e já está em andamento. Como a empresa responsável pelo novo sistema é diferente da atual operadora, não será possível a transferência de saldos entre os sistemas. Diante disso, a orientação é para que os usuários evitem carregar grandes valores no cartão atual.
A fase de transição prevê um recadastramento obrigatório dos usuários nos meses de maio e junho de 2025, que poderá ser realizado integralmente de forma online. "No momento do cadastro, o usuário poderá escolher entre o cartão físico — com opção de agendamento para retirada — ou o cartão virtual, que será gerado instantaneamente e poderá ser utilizado diretamente pelo celular", explicou a diretora.
A nova plataforma entra em operação a partir de 1º de junho de 2025, com as seguintes funcionalidades disponíveis:
A modernização do COM Card representa um avanço significativo na mobilidade urbana da capital, promovendo mais segurança, praticidade e eficiência para os usuários do transporte coletivo. Para mais informações, a Semtran orienta que os usuários acompanhem os canais oficiais de comunicação da Secretaria.
Portal SGC