Fotos: Arthur Amaral
Com investimento de R$ 578.953,97, o Governo de Rondônia inaugurou, na sexta-feira (25), por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desta vez no município de Buritis, a 326 quilômetros de Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de moradores e autoridades locais.
A nova unidade integra a política de expansão da assistência social, que prevê a construção de 20 CRAS em 18 municípios, visando à melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social no estado. Do total de recursos aplicados na construção do CRAS de Buritis, R$ 400 mil são oriundos do governo estadual e o restante corresponde à contrapartida da prefeitura.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o esforço da gestão em fortalecer a rede socioassistencial no estado, com a construção de CRAS e a implementação de programas sociais como "Mamãe Cheguei", "Crescendo Bem", "Prato Fácil", "Rondônia Cidadã" e "Vencer". "Os CRAS são estruturas fundamentais, consideradas a porta de entrada da assistência social, facilitando o acesso ao Cadastro Único, que garante benefícios assistenciais federais, como o Bolsa Família, e programas estaduais desenvolvidos pela Seas", afirmou.
A titular da Seas, Luana Rocha, explicou que a previsão inicial era construir 27 unidades, mas apenas 18 municípios aderiram ao convênio. Entre eles está Porto Velho, que, devido à alta demanda, garantiu a construção de três unidades das 20 confirmadas. "A intenção do governo estadual é proporcionar mais conforto e dignidade a quem precisa dos serviços prestados pelos CRAS, instituições que oferecem atendimento fundamental para crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência", ressaltou.
A moradora de Buritis, Jéssica Silva Cajado, elogiou a iniciativa, afirmando que a nova estrutura proporcionará mais conforto à população. "Seremos bem acolhidos e receberemos um atendimento de qualidade", destacou.
A secretária municipal de Assistência Social de Buritis, Saionara Verônica, agradeceu os investimentos do governo estadual. "É emocionante ver a garantia de direitos sendo concretizada para a nossa população", declarou.
Desde 2019, quando a Seas iniciou a formalização de convênios para a melhoria do atendimento às populações vulneráveis, foram entregues CRAS nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Parecis, Porto Velho (2 unidades), Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura e Vale do Paraíso. A previsão é de que, até o final do ano, sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré, a terceira unidade em Porto Velho e São Miguel do Guaporé.
Portal SGC