Rondônia

Aumentam os casos de síndrome respiratória e Ji-Paraná enfrenta superlotação hospitalar

Para enfrentar o cenário, a direção do hospital ampliou o número de leitos e reforçou a equipe médica


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Crescem em todo o país os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição que pode ser causada por vírus como Influenza A e B, Covid-19, além de bactérias e fungos. O avanço da doença já levou diversos municípios e estados a decretarem situação de emergência em saúde pública, diante da alta demanda por atendimento médico.

Em Ji-Paraná, a situação também é crítica. A diretora do Hospital Municipal, Renata Fuverki, informou que a unidade está superlotada, especialmente no setor de pediatria. Onde antes eram realizados cerca de 50 atendimentos por dia, o número dobrou nos últimos dias, provocando filas e tempo de espera de até quatro horas, o que representa o triplo do normal.

Para enfrentar o cenário, a direção do hospital ampliou o número de leitos e reforçou a equipe médica, com foco nos setores mais afetados, como o pronto atendimento e a pediatria. "O que nós fizemos foi aumentar a quantidade de médicos e o número de leitos para dar conta da demanda", explicou Renata.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em casos leves. A medida visa reduzir a superlotação e diminuir o risco de exposição aos pacientes mais graves, que estão sendo atendidos nas unidades hospitalares de maior complexidade. "Pedimos a compreensão da população. É um momento delicado para todos", reforçou a diretora do hospital.

Apesar da farmácia do hospital estar abastecida, a preocupação agora é com a escassez de leitos e ventiladores mecânicos, essenciais para o tratamento dos casos mais graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave. "É fundamental que a população redobre os cuidados para evitar o agravamento dos quadros respiratórios", alertou Renata Fuverki.


Leandro Pereira/Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia