Portal SGC
As obras de duplicação da BR-364, na saída de Ji-Paraná, avançam para a etapa de análise de solo, necessária para a execução da terraplanagem. Há cerca de um mês, a empresa responsável — integrante do consórcio Carajás — tem atuado nesse trecho da rodovia federal. Segundo o engenheiro-chefe da obra, César Vecchi, essa fase inicial é considerada a mais delicada e demorada de todo o processo.
"Essa fase de terraplanagem representa aproximadamente 80% do tempo de obra, porque exige preparação de base, drenagem e verificação do tipo de solo", explicou o engenheiro.
A duplicação prevê duas pistas de ida e duas de volta, com uma barreira de concreto separando os sentidos. Ao final, a pista terá uma largura transversal de pouco mais de 10 metros e meio, o que deve proporcionar mais segurança e fluidez ao tráfego. Um viaduto também será construído no entroncamento com o anel viário, nos moldes do que foi feito na primeira etapa, na saída para Presidente Médici.
"Estamos preparando uma estrutura que vai suportar o tráfego pesado e dar mais mobilidade à população, com segurança e qualidade", acrescentou Vecchi.
Recurso
A obra é resultado de uma emenda de bancada articulada pelo ex-senador Acir Gurgacz, ainda durante o seu mandato. Somadas, as duas etapas da duplicação — a já concluída e a em andamento — ultrapassam os R$ 37 milhões em investimentos federais.
"É uma obra projetada com foco em segurança, economia e mobilidade, dentro do que a BR-364 precisa para acompanhar o crescimento da nossa região", afirmou Acir Gurgacz.
Mão de obra escassa
Apesar dos avanços, a obra enfrenta um desafio que tem dificultado seu andamento: a falta de mão de obra qualificada. A empresa não conseguiu contratar pedreiros, por exemplo. Profissionais de áreas técnicas estão sendo buscados em outras cidades. É o caso do assistente de laboratório Edimilson Cabral, que se desloca diariamente de Presidente Médici até Ji-Paraná.
"Vou e volto todos os dias. Com esse frio fica difícil. Mas atuar nessa etapa da obra, considerada a mais importante, me faz ter dupla satisfação, sobretudo de estar contribuindo para o progresso", disse Edimilson.
Portal SGC