Mais uma invasão foi registrada na antiga área do lixão, em Ji-Paraná
Thiago Love
Duas postagens divulgadas em redes sociais sobre a área do antigo lixão da rodovia estadual (RO-135), sentido ao distrito de Nova Londrina e danos registrados em uma das passarelas do Parque Ecológico, segundo distrito de Ji-Paraná mobilizou esta semana a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia). Nesta última quarta-feira, o titular da pasta Otelo Castellani emitiu nota oficial se pronunciando sobre os dois casos. Segundo ele, todas as providências já estão sendo executadas.
Passarela danificada
Otelo Castellani, titular da pasta, ressaltou que o Parque Ecológico, até o final do ano passado estava sob a responsabilidade de outra pasta, com as passarelas estando em completo abandono há quase três anos. Ainda segundo ele, neste ano, já foi solicitado o retorno da gestão do parque para á Semeia. "Já iniciamos a elaboração de dois projetos de revitalização Parque, sendo um deles já iniciado na Semana do Meio Ambiente, com limpeza e o plantio de novas mudas de árvores. Ele ainda garantiu que a Semeia fará de tudo para recuperar o mais rápido possível.
Lixão Desativado
Sobre nova invasão na área do antigo lixão, situado na rodovia estadual (RO-135), registrado na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente informou por meio de nota pública que já deu início ao isolamento da mesma através da instalação de uma cerca. "A ação visa a desativação completa da área e sua recuperação ambiental", afirmou Otelo Castelani.
Ainda segundo o Secretário, a área já está recebendo materiais de resíduos verdes como podas, troncos, galhos, cascas de árvores e folhas, além de resíduos de construção civil. "Essa área não está apta para receber construção de qualquer tipo de imóvel e, nela só podem acessar pessoas devidamente autorizadas", alertou. Otelo Castelani concluiu afirmando que as duas ações são determinação expressa do prefeito, Affonso Cândido.
A Secretaria de Meio Ambiente já providenciou o isolamento da área e placa informativa (Thiago Love)
J Nogueira/PortalSGC