Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
O governo de Rondônia abriu, nesta segunda-feira (7), processo seletivo para contratação de mais de 200 brigadistas temporários que atuarão no combate a incêndios florestais durante a estiagem de 2025. Os selecionados reforçarão o Corpo de Bombeiros Militar do estado, ampliando a capacidade de resposta na temporada mais seca do ano, quando o risco de propagação de fogo aumenta.
A medida faz parte das ações do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado em outubro de 2024. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas atividades preventivas, e, em junho, teve início a fase de combate com a Operação Verde Rondônia.
Inscrições e requisitos
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal https://processoseletivo.sistemas.ro.gov.br até 14 de julho. Entre os requisitos, estão: ensino fundamental completo, idade entre 18 e 50 anos, nacionalidade brasileira e certificado de brigadista florestal ou de bombeiro civil.
Remuneração e benefícios
Os contratados receberão salário bruto de 1,5 salário mínimo, auxílio-saúde, auxílio-transporte, 13º salário proporcional e férias com adicional de 1/3. A jornada será de 44 horas semanais, em regime de plantão (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso).
Resultado
A lista com os aprovados na primeira etapa será divulgada no dia 21 de julho no site do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (www.cbm.ro.gov.br). As vagas estão disponíveis para todos os municípios do estado.
A iniciativa busca fortalecer a prevenção e o combate aos incêndios, reduzindo danos ambientais durante o período crítico de seca.
Portal SGC