Fotos: Gabriel Benito e Beatriz Ribeiro
Com o objetivo de fortalecer as ações de ressocialização por meio da educação, o Governo de Rondônia recebeu na última quinta-feira (17), a doação de livros e televisores destinados às salas de aula e bibliotecas das unidades prisionais do estado. A entrega foi realizada no Almoxarifado da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em Porto Velho.
Rondônia foi uma das cinco unidades federativas selecionadas para receber a doação, devido ao expressivo crescimento na emissão de relatórios de remição de pena pela leitura. A iniciativa integra um projeto nacional coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com a Editora Companhia das Letras, o Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O projeto tem como foco ampliar as oportunidades de remição de pena por meio do acesso à leitura e à educação nas penitenciárias brasileiras. Com os novos livros, as bibliotecas das unidades prisionais serão fortalecidas, enquanto os televisores possibilitarão a exibição de conteúdos pedagógicos, profissionais e culturais, promovendo a formação e qualificação dos reeducandos.
A solenidade de entrega contou com a presença do coordenador nacional de Educação, Cultura e Esportes da Senappen, Carlos Rodrigo Martins Dias, que destacou o protagonismo de Rondônia nas políticas públicas aplicadas ao sistema prisional. "Viemos tratar da pauta da educação e, principalmente, da cultura, com destaque para a realização da primeira Mostra de Cinema do Sistema Prisional. Rondônia foi escolhida pela excelência das ações desenvolvidas em educação, cultura e esporte nas unidades prisionais", afirmou.
Carlos Rodrigo também elogiou a atuação da Sejus na implementação de políticas de reintegração social. "O secretário Marcus Rito e sua equipe têm demonstrado um forte compromisso em promover o acesso à leitura para todas as pessoas privadas de liberdade. Rondônia está entre os cinco estados que mais avançaram em ações de remição de pena pela leitura", enfatizou.
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a doação é reflexo do empenho dos servidores e do alinhamento da secretaria com uma política penitenciária voltada à educação. "Esses materiais chegam como reforço ao nosso compromisso com a ressocialização por meio do conhecimento. É o resultado de um trabalho coletivo em prol de uma política pública mais eficaz e humanizada", destacou.
Portal SGC