Montagem Portal SGC
A trajetória de Teylan Maciel Nunes da Silva, de 18 anos, é um exemplo de que talento e disciplina podem transformar destinos. Aluno da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, ele garantiu vaga para o curso de Medicina em quatro universidades públicas do país e recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira em cerimônia no Palácio do Planalto.
O reconhecimento veio após um desempenho brilhante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Teylan alcançou 960 pontos na redação, 871 em Matemática e suas Tecnologias, 713 em Ciências Humanas, 699 em Ciências da Natureza e 607 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Com essas notas, o jovem foi aprovado em mais de dez instituições, incluindo quatro universidades públicas — Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Rondônia (Unir) — além de conquistar o 1º lugar no ProUni na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o 2º lugar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Nascido em Minas Gerais, filho de um autônomo analfabeto e de uma dona de casa, Teylan chegou a Rondônia em 2015 com a família, em busca de novas oportunidades. Apesar das dificuldades, manteve o foco nos estudos. "Meu estudo todo foi na escola pública. Engana-se quem pensa que só estudante de escola particular consegue boas notas no Enem. Eu aproveitei tudo que o estado ofereceu: plataforma de ensino, aulões, simulados e o apoio dos professores", contou.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, a conquista de Teylan é resultado de um esforço coletivo. "A dedicação dos alunos, o apoio da família e os investimentos do governo em tecnologia, capacitação e material didático foram fundamentais para esse resultado", afirmou.
A jornada do estudante é marcada por disciplina. Após uma primeira participação no Enem como treineiro, sem o desempenho esperado, ele decidiu intensificar a preparação, abrindo mão de redes sociais e priorizando o tempo de estudo. "Eu me mantive focado e disciplinado, porque sabia que era o caminho para alcançar meu sonho", disse.
Ao ver o próprio nome nas listas de aprovação das universidades, Teylan descreve a sensação como indescritível. "Eu saí do meu corpo. É uma emoção enorme, principalmente por ver o orgulho dos meus pais. Eles foram minha inspiração."
Apesar das múltiplas aprovações, o estudante já escolheu o próximo passo: cursar Medicina na UFMG. "Sempre foi o meu sonho cuidar de pessoas. Meu irmão mais velho se formou em Medicina no fim de 2024, e agora sou o segundo da família a seguir essa carreira", concluiu.
Portal SGC