Rondônia

Ex-diplomata estoniano passa por Ji-Paraná em expedição inédita pelos 26 estados brasileiros e países vizinhos

Após cruzar cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o viajante chegou a Rondônia


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

Em 27 de julho de 2025, o diplomata aposentado Mart Tarmak deu início a uma expedição terrestre de três meses com o objetivo de visitar todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de países vizinhos como Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Após cruzar cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o viajante chegou a Rondônia. Esta semana, passou por Ji-Paraná, onde conheceu as instalações do campus do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). "Estou em viagem de três meses e quero visitar todos os estados brasileiros. É uma oportunidade única de conhecer melhor o país e compartilhar a cultura estoniana," afirmou Mart Tarmak, ex-diplomata da Estônia.

A visita ao campus foi articulada pela professora Jania Maria de Paula, que mantém contato com a Embaixada da Ucrânia no Brasil por meio de suas pesquisas sobre populações descendentes de poloneses e ucranianos em Rondônia. "A partir desse contato com a embaixada da Ucrânia, conseguimos organizar a vinda do Mart ao Ifro. Foi uma troca cultural muito rica para todos nós," destacou a professora.

Durante sua jornada, o ex-diplomata promove a cultura estoniana em diferentes localidades e também carrega um propósito humanitário: arrecadar recursos para a compra de um veículo e equipamentos - como geradores elétricos - que serão destinados a moradores da Ucrânia, país fortemente afetado pela guerra com a Rússia. "É muito importante neste momento que a Estônia e outros países ajudem os ucranianos. Nós sentimos toda a dor e queremos colaborar," reforçou Tarmak.

A expedição de mais de 22 mil quilômetros representa um feito inédito, já que não há registros anteriores de uma viagem terrestre que contemple todos os estados brasileiros em uma única jornada. O percurso está sendo feito majoritariamente de carro alugado, com trechos específicos - como o da BR-319 entre Porto Velho e Manaus - sendo realizados de ônibus. "É muito importante receber o Mart aqui no Ifro como representante da Estônia. Essa troca é enriquecedora para nossos alunos e servidores," afirmou Letícia Pivetta, diretora-geral do campus de Ji-Paraná.

Mart Tarmak foi o primeiro e único embaixador residente da Estônia no Brasil. Com carreira diplomática iniciada em 1990, atuou em missões na Lituânia, Portugal, Marrocos, Finlândia, Chile, Peru e Colômbia. Além disso, foi vice-presidente da Federação de Futebol da Estônia por 15 anos e hoje integra o Comitê Executivo do Comitê Olímpico do país. Mesmo aposentado, continua ativo em causas sociais e culturais. Ele espera contar com o apoio da população brasileira e de seus amigos europeus para viabilizar a missão solidária. "É possível ajudar. Há uma conta bancária disponível para doações e cada contribuição faz diferença," concluiu Tarmak.

Quem quiser contribuir com a campanha humanitária pode realizar doações para a conta:

IBAN: BE19905475009512

Swift/BIC: TRWIBEB1XXX


Leandro Pereira/Portal SGC


Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia