Apesar da baixa o Comdec diz que o nível é normal para este período do ano
Arquivo
A falta de chuvas de forma mais frequente nos últimos três meses na região central do Estado, já mostra a sua consequência na queda do nível do Rio Machado. Na manhã desta quarta-feira (20), a Agência Nacional de Águas (ANA) do Governo Federal registrou a marca de 6.65 cm, sendo que a marca considerada crítica é de 6.22 cm.
De acordo com a Coordenadora da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Meire Zanetim, apesar da baixa, mesmo assim, no ano passado estava muito mais baixo nesse mês de agosto. "Os frequentadores do rio precisam tomar todo o cuidado possível em decorrência do surgimento de muitos poços", alertou. Para a Coordenadora, nesse período de verão amazônico, além da baixa dos rios, outra situação preocupa ainda mais a Defesa Civil, que são os incêndios, tanto na área urbana, quanto no setor rural do município. A expectativa é de que as ações de educação ambiental possam surtir o efeito esperado.
O presidente da Associação da Colônia de Pescadores Z-9, com sede em Ji-Paraná, Manoel Batista, também concorda que o nível do Machado ainda está na normalidade para este mês do ano. Segundo ele, os meses de setembro e outubro até meados de novembro são os piores do verão amazônico. "Acredito que a tendência é de temperaturas mais elevadas e, com isso o nível da água, consequentemente, também diminuindo", comentou.
J Nogueira/PortalSGC