Rondônia

Rondônia inicia Campanha Estadual de Vacinação sem Fronteira em setembro

Segundo a Agevisa/RO, até o dia 18 de agosto foram notificados 12 casos suspeitos de sarampo no estado


Imagem de Capa

Fotos: Pedro Adilon

PUBLICIDADE

A partir do dia 1º de setembro, o Governo de Rondônia dará início à Campanha Estadual de Vacinação sem Fronteira, que se estenderá até o dia 10 do mesmo mês. A mobilização contará com 17 equipes estaduais em apoio às prefeituras. A ação, realizada anualmente, foi ampliada este ano para 13 municípios, abrangendo cidades de fronteira e localidades identificadas com baixa cobertura vacinal.

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), até o dia 18 de agosto foram notificados 12 casos suspeitos de sarampo no estado, dos quais sete já foram descartados e cinco permanecem em investigação. Embora não haja surto confirmado em Rondônia, o alerta internacional emitido após registros da doença na Bolívia reforça a importância de manter elevadas as taxas de imunização.

A campanha dará ênfase à aplicação da dose zero, indicada pelo Ministério da Saúde como principal estratégia de proteção contra o sarampo, aplicada a partir dos seis meses de idade. Também estarão disponíveis a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla viral (sarampo e rubéola), vacinas que asseguram imunização para crianças, adolescentes e adultos.


Devido ao surto registrado na Bolívia, as autoridades sanitárias reforçaram os alertas em áreas de fronteira. Em razão de sua localização estratégica, Rondônia intensifica as medidas preventivas para evitar a reintrodução da doença, reforçando a vacinação como instrumento prioritário de proteção coletiva.

A campanha será coordenada pela Agevisa/RO, em parceria com as prefeituras e apoio do Ministério da Saúde, envolvendo vacinadores, agentes comunitários e equipes de logística. Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis, com destaque para a imunização contra o sarampo.

Os municípios que farão parte da Campanha de Vacinação este ano, são:


Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia