Rondônia

Rondônia impulsiona Etnoturismo com lançamento de planos estratégicos

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades


Imagem de Capa

Rondônia impulsiona Etnoturismo com lançamento de planos estratégicos

Portal SGC

PUBLICIDADE

O estado de Rondônia deu um passo significativo para fortalecer o etnoturismo e valorizar as culturas indígenas com a abertura da Conexão Etnoturismo 2025 em Presidente Médici. O evento, que começou nesta quarta-feira (10), no Hotel Fazenda Minuano, tem como principal objetivo posicionar Rondônia como uma referência no turismo cultural e inclusivo na região Norte.

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o Superintendente da Setur, Gilvan Pereira, além de representantes das comunidades indígenas e de empresários. 

Planos de Ações

Durante a cerimônia, foram entregues oficialmente 17 Planos de Ação do Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia. Elaborados em um processo participativo com as próprias comunidades indígenas, esses planos são considerados instrumentos técnicos e estratégicos. Eles fornecem diretrizes e metas até 2030, visando ordenar e implementar o turismo de forma sustentável, focando no fortalecimento cultural e na geração de renda para os povos indígenas.

Os planos contemplam comunidades de oito municípios do estado: Ji-Paraná, Vilhena, Espigão d'Oeste, Guajará-Mirim, Cacoal, Alto Alegre dos Parecis, Mirante da Serra e Porto Velho. Entre as comunidades beneficiadas estão a Comunidade Paygap, do povo Karo Arara, e a Comunidade Ikóloehj, do povo Gavião.

A programação do evento inclui palestras e painéis durante a manhã. No período da tarde, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências turísticas autênticas nas comunidades indígenas de Ji-Paraná, aproximando-se de suas práticas culturais. A visita desta quarta-feira será na aldeia do povo Arara. A visita de amanhã, quinta-feira(11), será na aldeia do povo Gavião. 

Edições 

O projeto Conexão Etnoturismo já teve edições anteriores de sucesso. Em 2023, o evento foi realizado na aldeia Paiter Suruí, em Cacoal, com o objetivo de promover a integração das comunidades indígenas para que pudessem ser visitadas por turistas. Já em 2024, a iniciativa promoveu a valorização das culturas indígenas durante a ExpoPorto, em Porto Velho.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia