A ação será realizada nesta sexta-feira, em Ji-Paraná
Ilustrativa
O Ministério Público de Rondônia realizará, nos dias 19 e 26 de setembro, em Ji-Paraná, a segunda edição do Concurso de Júri Simulado "Valdecir Ramos de Souza". O evento é voltado a acadêmicos de direito de instituições de ensino superior do município e busca aproximar a teoria da prática, oferecendo aos estudantes a oportunidade de vivenciar o funcionamento do Tribunal do Júri.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (Caop Unificado) e responsável pelo projeto, Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, informou que o concurso tem como metas principais estreitar a relação entre teoria e prática, incentivar o interesse pela carreira ministerial e destacar a importância da defesa da vida. Além disso, o evento busca envolver a comunidade jurídica e as instituições que atuam no Tribunal do Júri, como o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO).
Dinâmica
O júri simulado será realizado a partir de processos de crimes dolosos contra a vida já concluídos e com trânsito em julgado há pelo menos dois anos. Os nomes das pessoas envolvidas nos casos serão preservados e só poderão ser usados o primeiro nome ou apelido constantes no processo.
Conforme o edital, as equipes deverão sustentar teses de acusação e defesa, simulando a dinâmica de um julgamento real. Cada instituição poderá inscrever até duas equipes, formadas por seis estudantes (três titulares e três suplentes), acompanhados por um representante da faculdade.
A ordem das participações será definida por sorteio. Cada equipe terá trinta minutos para a sustentação oral das teses, além de dez minutos para réplica e tréplica. Na grande final, esse tempo será ampliado para 45 minutos, com quinze minutos destinados à réplica e tréplica.
Pelo MP estarão presentes dr. Marcos Tessila, procurador de Justiça e a promotora de Jipa: Jovilhiana Orrigo Ayricke.
Com informações da assessoria