Reprodução/Google Maps
O Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) alertaram para o risco de rompimento da barragem Jacaré Superior, localizada na jazida de Bom Futuro, em Ariquemes (RO). A estrutura, utilizada para a mineração de cassiterita, não tem ligação com as usinas hidrelétricas existentes em Rondônia.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, técnicos identificaram fragilidade em uma das laterais da barragem. Esse ponto, chamado de talude, está muito próximo de um canal escavado por garimpeiros nos primeiros anos de exploração mineral na região. Em períodos de chuvas fortes, a proximidade aumenta as chances de desmoronamento.
Para reduzir o risco, a ANM recomendou que seja feito um novo desvio do rio, medida que depende de avaliação técnica e licenciamento ambiental. Outro problema constatado foi a ausência de sistema de videomonitoramento, ferramenta considerada essencial para acompanhar a situação da barragem em tempo real.
Apesar de já ter sido exigida em fiscalizações anteriores, a medida não foi cumprida. Os responsáveis alegaram que os equipamentos poderiam ser alvo de furtos.
Portal SGC