Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
A Secretaria Municipal de Saúde registrou 194 acidentes com animais peçonhentos de janeiro a outubro deste ano na capital. Com a chegada do período chuvoso, o alerta para a população redobrar os cuidados é reforçado, já que é nesta época que esses animais aparecem com mais frequência.
Segundo dados da pasta, os acidentes foram causados principalmente por serpentes (74 casos) e aranhas (65 casos). Outros registros envolveram escorpiões (24), abelhas (7), lagartas (4) e outros animais (19).
Os pés foram a parte do corpo mais atingida, com 84 ocorrências, seguidos pelas pernas, mãos e outras regiões. Apesar do número expressivo, nenhum óbito foi registrado no período.
Prevenção e cuidados
Autoridades de saúde recomendam à população manter quintais limpos e evitar o acúmulo de entulhos e materiais que possam servir de abrigo para esses animais. No momento de tentar capturar um animal, o uso de equipamentos de proteção como luvas e caneleiras é indicado para aumentar a segurança durante o resgate.
A Defesa Civil Municipal reforça que este é o período com a maior incidência de ocorrências e segue realizando ações educativas e de monitoramento nas áreas consideradas mais vulneráveis.
Canais de emergência
Em caso de emergência, o morador pode entrar em contato pelos telefones 199 ou (69) 98473-2112.
Samara Santos - Portal SGC