Os municípios de Buritis e Nova União se destacaram no 5° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), realizado pelo Governo de Rondônia. A premiação aconteceu nessa segunda-feira (24), e premiou os cacauicultores de Buritis com primeiro lugar para Mauro Celso Tauffer, segundo lugar para Selma Targa de Freitas, de Nova União e o terceiro lugar Cleiton Souza da Silva, também de Buritis.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, "a vitória dos produtores de Buritis e Nova União é uma conquista de todo o estado que comprova a qualidade mundial do cacau rondoniense. Ele parabenizou todas as instituições parceiras pela união que transformou o setor, reafirmando o compromisso do Governo de Rondônia em continuar investindo em apoio técnico, pesquisa e sustentabilidade para que o cacau do estado continue a avançar e fomentar a economia", disse o governador.
Promovido pelo Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EmaterRO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (SebraeRO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SenarRO), Câmara Setorial do Cacau de Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional Noroeste) - SBCS, o CONCACAU 2025 é fruto de uma colaboração robusta que visa elevar a qualidade e a sustentabilidade do cacau rondoniense.
Os 58 lotes de cacau inscritos passaram por um rigoroso processo de avaliação. Os grãos finalistas foram submetidos ao crivo de um corpo de jurados especializados, que analisaram critérios técnicos essenciais para a produção de cacau de alta qualidade, como fermentação, teor de umidade, corte e aparência, além do perfil de sabor e aroma após processamento.
O Secretário Luiz Paulo destacou a relevância técnica da 5ª Concacau, que mobilizou 58 produtores de 18 municípios, confirmando a força da cacauicultura rondoniense. Ele ressaltou que a premiação dos vencedores "é a devolutiva técnica individualizada a todos os participantes, é o grande legado do evento, e a SEAGRI se compromete a multiplicar essas práticas vencedoras para elevar o padrão do cacau de Rondônia no mercado internacional", pontou o Luiz Paulo.
Os 7 vencedores do Cacau
1º - lugar - Mauro Celso - Buritis
2º - lugar - Selma Targa - Nova União
3º - lugar - Cleiton Souza - Buritis
4º - lugar - Leandro Leal - Governador Jorge Teixeira
5º - lugar - Marcia Fátima - Cabixi
6º - lugar - André Luiz Vicente - Nova União
7º - lugar - Luiz Anastácio - Cacoal
Os produtores de Buritis e Nova União levaram o pódio neste ano, comprovando a qualidade superior dos seus grãos.
Assessoria