Rondônia

SGC TV: Rondônia tem 2ª maior taxa de acidentes com eletrodomésticos do país; máquinas de lavar são vilãs

Especialistas e concessionária de energia alertam que instalação adequada com fiação, disjuntor


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

O manuseio de máquinas de lavar está entre as principais causas de acidentes fatais com eletricidade no Brasil, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL). Dados de 2024 colocam o estado de Rondônia em segundo lugar no país em ocorrências com eletrodomésticos por milhão de habitantes, com 35 casos, um índice considerado muito alto.

Para evitar esses acidentes, a Energisa Rondônia reforça que a instalação correta do equipamento é fundamental. A concessionária destaca a necessidade de uma fiação adequada, um disjuntor compatível e, principalmente, a instalação do DR - Dispositivo Diferencial Residual. Esse equipamento, que desarma o circuito em caso de fuga de corrente, é obrigatório desde 1997 por norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, conforme explica Jucilene Dias, coordenadora de segurança da Energisa, é imprescindível realizar um bom sistema de aterramento. "Isso é feito com o profissional recomendado", ressalta a especialista. O aterramento é uma das medidas de proteção mais importantes, pois direciona correntes de fuga para a terra, evitando que passem pelo corpo de quem toca no aparelho.

Samara Santos - Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia