Rondônia

SGC TV: Denúncias de abandono animal chegam a 300 por mês em Porto Velho; Sema alerta e orienta

Secretaria de Meio Ambiente coordena fiscalizações e campanhas, e faz um apelo: repensar a ideia de dar animais de estimação como presente


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

Em Porto Velho, as denúncias de abandono de animais domésticos são uma preocupação constante para as autoridades. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a média é de 12 a 15 registros diários, o que, somado ao longo do mês, ultrapassa a marca de 300 casos.

Para garantir o cumprimento da lei, a Sema coordena operações de fiscalização e campanhas de conscientização sobre posse responsável. O secretário da pasta, Vinicius Miguel, destacou a gravidade do problema, que tende a se intensificar em períodos como as férias de fim de ano, quando muitas pessoas viajam e deixam os animais à própria sorte.

A secretaria faz um alerta importante: dar animais de estimação como presente, especialmente sem planejamento prévio, não é uma boa prática e pode contribuir para futuros casos de abandono. A recomendação é para que as pessoas repensem a decisão, garantindo que a adoção seja um ato consciente e permanente.

Diante do cenário, a Sema reforça os canais para denúncias de maus-tratos ou abandono. A população pode acionar a Polícia Militar pelo 190 ou entrar em contato direto com a secretaria via WhatsApp, no número (69) 9 8423-4091. A medida visa proteger cães e gatos e combater os crimes contra a fauna doméstica na capital.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia