Rondônia

Vídeo: Reforma da Previdência exige atenção de quem está perto da aposentadoria em 2026

Regras automáticas de transição, criadas em 2019, sofrem mudanças anuais e tiveram alterações na virada de 2025 para 2026


Imagem de Capa

José Cruz/Agência Brasil

PUBLICIDADE

 Quem está prestes a se aposentar deve redobrar a atenção às regras da Previdência Social. A Reforma da Previdência, promulgada em 2019, instituiu regras automáticas de transição, que são ajustadas a cada ano e alteram os critérios para a concessão dos benefícios previdenciários.

A legislação criou quatro regras de transição para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma. Destas, duas passaram por modificações na virada de 2025 para 2026, impactando principalmente idade mínima e tempo de contribuição. Por isso, especialistas recomendam que os segurados realizem simulações para identificar em qual regra se enquadram e quanto tempo ainda falta para a aposentadoria.

A médica veterinária Ana Luzia, de 48 anos, afirma que a aposentadoria ainda está distante, mas já começa a planejar o futuro. Mesmo faltando vários anos para alcançar os requisitos exigidos, ela acompanha as mudanças nas regras previdenciárias para se organizar com antecedência.

A cabeleireira Socorro de Souza vive situação semelhante. Embora a aposentadoria ainda não esteja próxima, ela já pensa nos planos para quando esse momento chegar. Para trabalhadoras como ela, entender as regras de transição é fundamental para evitar surpresas no momento de solicitar o benefício.

Com as mudanças previstas na Reforma da Previdência, o acompanhamento constante das regras e a realização de simulações oficiais se tornam medidas importantes para quem deseja se preparar de forma adequada para a aposentadoria.

Imagens em vídeo: Wender Cassio


Pedro Silva


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais