Rondônia

Projeto Social de Rondônia reinsere reeducandos com rpoio espiritual e profissional

Iniciativa da Secretaria de Justiça conta com cooperação de igrejas e combina acompanhamento bíblico, capacitação e apoio familiar


Imagem de Capa

SECOM

PUBLICIDADE

O projeto de assistência espiritual e reinserção social da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) de Rondônia completa cerca de dois anos de atividades na capital, Porto Velho. A iniciativa trabalha com reeducandos - homens que passaram pelo sistema penitenciário -, sendo acompanhados para serem reintegrados à sociedade. Atualmente, quatro igrejas desenvolvem o projeto na capital.

Conforme explica Fábio Recalde, Gerente de Reinserção Social da Sejus, o projeto é uma união de esforços. "É uma união entre a sociedade civil, o poder público e as igrejas para fazer a reinserção social aqui fora", afirmou.

O trabalho abrange o acompanhamento espiritual, com estudos bíblicos, e o aspecto social, com encontros semanais. Os participantes também se preparam para o mercado de trabalho por meio de estudos e cursos profissionalizantes. Para Fábio Recalde, o foco é a "reconstrução de vidas".

Essa reconstrução é a experiência de Ernildo Soares, hoje técnico em enfermagem. Ele passou pelo projeto e comemora as mudanças. "O Ernildo antes era uma pessoa perdida, não tinha perspectiva de vida. Hoje, depois que conheceu a Cristo Jesus, é outra pessoa", relatou.

Eduardo Patrocínio, aluno do projeto, também vê benefícios. "É uma forma de você se firmar, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal, na vida espiritual. E isso é muito bom", disse.

O pastor Daniel Ribeiro é diretor do "Projeto Resgate", que funciona dentro do núcleo de assistência social da Sejus. "Desde 2016, o projeto atua para resgatar vidas e trazê-las de volta não só para a sociedade, mas também para suas famílias", explicou. Ribeiro destacou que o trabalho ocorre "no ambiente da igreja, para depois ele estar inserido na sociedade".

Todo o trabalho com os reeducandos é acompanhado diretamente pelos familiares, apontado como um dos segredos do sucesso da iniciativa. "Nesses projetos, a família é a base de tudo. Ela é o esteio para a gente trabalhar a reinserção social", completou Fábio Recalde.

As atividades incluem ainda momentos de lazer e integração, com dinâmicas que fortalecem a importância do trabalho em equipe. Fernando José, outro participante, avaliou sua experiência. "Atualmente está sendo muito importante na minha vida, tanto na parte espiritual quanto na parte social", afirmou.

Para Laura Silva, do setor de reinserção social da Sejus, a iniciativa é fundamental. "A reinserção social é um projeto que devolve a esperança, devolve a dignidade para aquelas pessoas que muitas vezes se sentem excluídas", declarou.

O aluno Igor Camargo reforçou o impacto da iniciativa em sua trajetória. "Serviu de aprendizado e crescimento, e hoje eu tenho uma nova oportunidade, graças ao Projeto Resgate", concluiu.


Pedro Silva I Gaveta Geral

Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais