O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de 23 pessoas integrantes de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas em Ji-Paraná. A sentença, proferida pela 3ª Vara Criminal da comarca, é resultado da Operação "Primavera", deflagrada pela Polícia Civil em outubro de 2023.
As investigações apontaram que o grupo atuava de forma estruturada, principalmente no bairro Primavera, com cada integrante desempenhando uma função específica para garantir a venda e distribuição de entorpecentes. Na operação inicial, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, resultando na detenção de 11 pessoas e na apreensão de armas de fogo e aproximadamente 18 quilos de drogas.
Os acusados foram condenados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As penas aplicadas variam de cinco a dezessete anos de prisão, conforme o grau de participação de cada um no esquema.
Dentre os condenados, está um policial militar. A sentença determinou a perda do cargo público, após ficar comprovado que o agente utilizou sua função para favorecer as atividades do grupo criminoso.
O Ministério Público reforçou, por meio de nota, que continuará atuando de forma firme no enfrentamento ao crime organizado no estado, com o objetivo de proteger a população e reduzir os impactos do tráfico de drogas.
Rosinaldo Guedes I Gaveta Geral