Rondônia

Inscrições para o Fies 2026 começam na próxima semana; MEC oferta mais de 112 mil vagas

Processo seletivo do financiamento estudantil vai de 3 a 6 de fevereiro; candidatos precisam ter feito Enem a partir de 2010


Imagem de Capa

Reprodução

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

As inscrições gratuitas para a seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), que ofertará mais de 112 mil vagas para financiamento da educação superior em instituições privadas ao longo do ano. Para o primeiro semestre, estão disponíveis 67.301 vagas.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies. Entre os requisitos obrigatórios, estão a participação em alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, a obtenção de média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. É necessário também comprovar renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o que corresponde a R$ 4.863.

O edital do processo seletivo foi publicado pelo MEC na última quinta-feira (22). A classificação dos candidatos seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, por tipo de vaga e modalidade de concorrência, respeitando uma ordem de prioridade. A lista estabelece precedência para candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies.

O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 do mesmo mês. O programa federal concede financiamento a estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições privadas, com dois processos seletivos regulares anuais. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação.

Samara Santos - SGC

Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais