O Museu do Parque Natural Municipal de Porto Velho ampliou seu acervo com uma nova exposição permanente dedicada a minerais e rochas. A atração, com entrada franca, apresenta uma coleção especial doada para o museu, que já abriga espécies de répteis, serpentes e ossos de grandes mamíferos.
Segundo o professor Hualan Patrício, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), um dos curadores da mostra, as peças vão além da beleza estética. Ele explica que os materiais contam histórias ancestrais da formação da Terra, servindo como ponto de partida para uma viagem científica no tempo.
A exposição foi concebida para ser um programa acessível e educativo para todos os públicos. "Toda a população está convidada a vir conhecer essa riqueza mineralógica que agora está exposta aqui no Parque Natural", afirmou Vinicius Miguel, secretário municipal de Meio Ambiente (SEMA).
A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 8h às 17h, no Parque Natural, localizado no final da Avenida Prefeito Francisco Chiquilito Erse (antiga Avenida Rio Madeira). A exposição de minerais e rochas ficará disponível para visitação durante todo o ano de 2026.
Natália Figueiredo - Portal SGC