Representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram na Câmara de Vereadores de Porto Velho para traçar um plano de ação integrado para as políticas destinadas às pessoas em situação de rua no perímetro urbano da capital. O encontro do comitê sobre o tema reuniu a prefeitura, o governo do estado, a Defensoria Pública e organizações civis.
O presidente da Câmara, vereador Gedeão Negreiros, reforçou a importância da união entre os poderes na busca por soluções. Em busca de caminhos práticos, um modelo adotado por outro município serviu de inspiração para as discussões. Daniel Lessa, diretor da Adra, destacou a importância de ações que promovam autonomia para essa população.
Outro tema debatido foi a necessidade de ampliar a presença do poder público em comunidades terapêuticas, já que o uso abusivo de álcool e drogas é uma realidade para uma parcela significativa das pessoas em situação de rua. Maria do Socorro, gerente da Semias, apresentou propostas específicas para o atendimento a esse público.
Para garantir que as discussões saiam do papel, o comitê decidiu realizar encontros mensais. O objetivo é monitorar as ações e, de forma integrada, tentar reescrever a realidade de quem hoje vive nas ruas de Porto Velho.
Natália Figueiredo - Portal SGC