Rondônia

SGC TV: Para além da folia, Carnaval em Rondônia movimenta a renda de centenas de ambulantes

Com rotina intensa que começa cedo e vai até a madrugada, centenas de trabalhadores informais dependem do comércio de rua


Imagem de Capa

Portal SGC

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

Em Porto Velho, centenas de trabalhadores informais realizam atividades de venda nas ruas durante o Carnaval para garantir a renda familiar. Para muitos, como os ambulantes, esse período representa uma das principais oportunidades de trabalho e sustento ao longo do ano.

Um exemplo é Ivan Jovino, natural da Paraíba e presidente da Associação de Empreendedorismo de Evento de Rua do Estado de Rondônia. Com 35 anos de trajetória como ambulante, ele conhece bem a rotina intensa do comércio informal nas festas. "O trabalho começa cedo e muitas vezes só termina na madrugada", descreve. Jovino relata que começou a trabalhar na rua por falta de oportunidades e que, com esforço, transformou o trabalho informal em uma profissão que considera digna e sustentável.

Além da liderança, outros trabalhadores compartilham a mesma realidade, mesmo diante dos desafios de uma rotina exaustiva, os ambulantes seguem firmes. Eles aproveitam não apenas o Carnaval, mas também diversos outros eventos promovidos ao longo do ano, como oportunidades essenciais de geração de renda. A atividade, portanto, consolida-se como um importante meio de sustento para centenas de famílias em Rondônia.

Samara Santos - Portal SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais